O que devemos saber sobre o exame psicotécnico

Tem a reunião com a psicóloga para fazer o exame, mas ainda, não sabe bem o que responder? Você pede conselho a algumas amigas, mas ainda tem duvidas? Aqui comentamos o que pedem as empresas.

• Em que consiste o exame psicotécnico?

O psicotécnico se compõe de uma entrevista e alguns testes de avaliação psicológica. Normalmente é uma entrevista de competências, ou seja, se avaliam habilidades, destrezas e características da personalidade. Os testes são escolhidos de acordo com a experiência e postura profissional, em função do que se deseja para o cargo ou área de trabalho.

Mulher de negocios 300x225 O que devemos saber sobre o exame psicotécnico
Por que se realiza um exame psicotécnico?

Existem duas situações que podem motivar o exame psicotécnico:

a) Avaliação de funcionários atuais: se avaliam as habilidades de funcionários que já se desempenham na empresa. Este tipo de avaliação é comum frente à possibilidade de disputar um cargo superior e é chamada habitualmente de “Avaliação de Potencial”.

b) Avaliação de futuros funcionários: É a mais comum e corresponde ao âmbito da seleção de pessoal. Bem utilizada, é uma ferramenta confiável para facilitar a incorporação de um funcionário à empresa (mesmo não sendo uma ferramenta infalível).


O que se avalia no exame psicotécnico?

Em um exame psicotécnico se avaliam as capacidades de trabalho de uma pessoa para desempenhar-se num lugar de trabalho determinado. Neste sentido, se levam em consideração as características da organização ou empresa onde se trabalhará. Este tipo de exame ou avaliação é executado por um psicólogo.

É necessário esclarecer que não se faz uma avaliação ou valorização da pessoa, se não que se valorizam algumas variáveis relacionadas com sua personalidade no âmbito de trabalho. As variáveis mais avaliadas num psicotécnico são:

a) Variáveis cognitivas ou de rendimento intelectual: tipo de inteligência, memória, atenção e concentração, velocidade de execução, organização, planificação, etc.

b) Variáveis de personalidade: se avaliam as características de personalidade esperáveis em função do trabalho que vai a executar o entrevistado. Alguns dos aspectos podem ser: autonomia, liderança, tolerância à frustração, trabalho em equipe, etc.

Fonte: Silvana Santoro


6 Comentários: Trackback URL | Comments RSS

  1. Lica disse:
    Gostei dos toques, realmente nunca sabemos o que se avaliam na gente e sempre dá aquele baita receio.
    Muito bom!
    Bjs
  2. reginaldo soares bra disse:
    gostaria de saber como se portar no teste dos palitinhos ex:III aí voçê continua – continua no final faz a contagem se o problema é fazer em grande quantidade no caso tem limites tantos palitos ou coisa parecida
    obrigado
  3. Denise Dimas disse:
    gostaria de saber como se portar no teste dos palografos ex:III aí voçê continua – continua no final faz a contagem se o problema é fazer em grande quantidade no caso tem limites tantos palitos ou coisa parecida
    obrigado
  4. Aline disse:
    Oi Reginaldo e Denise, nesse post fizemos um levantamento geral do que se pedem e avaliam em exames psicotécnicos, mas não somos especialistas no assunto.
    Para ajudar na questão do teste dos palógrafos aconselho vocês procurarem um psicólogo especialista em contratações em suas cidades. Encontrei também esse link que fala um pouco do palógrafo, espero que possa ajudá-los: http://www.pergunte.info/questao/como-e-estimado-o-teste-palografo-psicologico-
    beijos e obrigada por visitarem o Cantinho.
  5. Fran disse:
    sou auxiliar de enfermagem fiz um teste desses de palitinho a uns dias atrás e um de triângulos tbm não passei gostaria muito de entender o porque?
    será que tem alguma resposta
  6. FRANCIS GUERRA disse:
    gostaria de saber como se portar no teste dos palitinhos ex:III aí voçê continua – continua no final faz a contagem se o problema é fazer em grande quantidade no caso tem limites tantos palitos ou coisa parecida. gostaria de saber mais. obrigada. francisca.

Comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado.