Casamento civil, trâmites necessários

Casamento civil Casamento civil, trâmites necessários Esse post é destinado às mulheres que pretendem se casar em breve. Vamos começar falando de todos os trâmites necessários para o casamento civil. Na próxima semana falaremos sobre o casamento religioso. Vamos lá!

As dicas vem do Vila Mulher e o texto é de Juliana Falcão da MBPress.

O que muitos não sabem é que, para um casamento acontecer, é preciso pagar cartório e ter toda a documentação em dia. A solicitação deve ser feita antes da marcação do casamento na igreja. Para facilitar a vida de quem não conhece os trâmites de um casamento civil, a empresária Elza Maria Bastos da Cunha Costa criou um site especializado no assunto. Pelo endereço www.casamentocivil.com.br, é possível saber o passo a passo e tirar dúvidas.

Segundo a criadora do site, uma das grandes reclamações dos noivos é quanto à necessidade de se apresentar a certidão de nascimento atualizada, solicitada no local onde foi expedida. “A maioria dos cartórios pede uma segunda via. É uma forma de investigar a vida da pessoa, saber se já é casada ou não. Além disso, o cartório que faz o casamento é obrigado a avisar o cartório que registrou o nascimento que a pessoa mudou seu estado civil. Essa informação passa a constar nas observações”, diz. A certidão de casamento serve ainda para comprovar que não há parentescos que impeçam o casamento. A lei, por exemplo, não autoriza casamento entre adotado e adotando, enteada e padrasto.

E não se esqueça das testemunhas. Elas são necessárias em dois momentos: na hora de dar entrada no processo de casamento, os noivos precisam de duas pessoas conhecidas, inclusive parentes, com exceção de pais e avós, portando Documento de Identificação original. Eles devem atestar que não há impedimentos para os noivos se casarem. E na hora da cerimônia, o casal de padrinhos torna-se testemunha da união. As pessoas podem ser as mesmas que se apresentaram no início da solicitação. Se o casamento civil se realizar fora do cartório, os noivos vão precisar de quatro padrinhos.

No caso de declaração de união estável, o documento costuma ser solicitado quando se quer incluir o novo parceiro no plano de saúde ou comprar um imóvel por meio de financiamento. Para solicitar esta declaração não é necessário um tempo mínimo de união e os noivos não precisam morar sobre o mesmo teto.

Documentos necessários para casar no civil

Solteiros:
- Documento de Identidade original
- Certidão de Nascimento original

Divorciados
- Documento de Identidade original
- Certidão de casamento com averbacão de divórcio original
- Cópia da carta de sentença do divórcio

Viúvos
- Documento de Identidade original
- Certidão de casamento com anotacão de óbito original (ou certidão de óbito original do cônjuge falecido)
- Cópia do Formal de Partilha

Estrangeiros solteiros
- Passaporte original ou RNE original (Registro Nacional de Estrangeiro)
- Certidão de nascimento original consularizada
- Declaração de estado civil

Estrangeiros divorciados
- Passaporte original ou RNE original (Registro Nacional de Estrangeiro)
- Certidão de casamento original consularizada
- Certidão de divorcio original consularizada

Estrangeiros viúvos
- Passaporte original ou RNE original (Registro Nacional de Estrangeiro)
- Certidão de casamento original consularizada
- Certidão de óbito original consularizada

Boa sorte noivinhas!


8 Comentários: Trackback URL | Comments RSS

  1. Emmanuelle disse:
    sou casada desde 2002 e moro com meu marido a mais de 10anos. Desejamos casar no cibvil e tememos perder um benefício que ele recebe no INSS por ser viúvo. Há alguma forma de regularizarmos nossa situação sem perdermos a aposentadoria que nos ajuda na criação de nossas filhas?
  2. Waldemir G.R.da Silv disse:
    Eu, viúvo, apresentei no cartório a minha carteira de identidade e a certidão de óbito de minha falecida esposa (onde indicava que a falecida havia sido casada comigo indicando inclusive o número do livro e as folhas), como documentos para marcar um novo casamento. O cartório não aceitou o documento alegando que eu deveria levar o original de minha certidão de casamento.
    Não entendo por que

    Voces podem me explicar por que?

  3. Aline disse:
    Oi Waldemir, bom dia!!
    Infelizmente não temos essa resposta, postamos aqui dicas para facilitar o dia a dia das mulheres casadas, porém muito de nossos artigos são de opiniões pessoais e não devem ser considerados princípios absoluto.
    Aconselho você a buscar informações em outro cartório, essa pergunta é muito específica, creio que apenas um profissional da área pode te ajudar.
    De qualquer forma muito obrigada por visitar o Cantinho.
    Abraços.
  4. ivete de araujo disse:
    Por favor preciso dessa informacao;fui casada duas vezes e divorciadas agora preciso de uma averbacao do meu primeiro casamento fui tirar e saiu avebacoes dos dois casamentos nao tem como eles me dar as duas separadas me respnde preciso saber se e possivel.obrigado
  5. elenice barbosa disse:
    boa tarde quero me casar só no cartorio quantos testemunho precisa e padrinhos de cada lado
  6. lia disse:
    Tenho um namorado e desconfio q ele ja é casado legalmente,como posso tirar minha duvidas,pois ele nao é desta cidade é d Ribeirao Preto?
  7. luana disse:
    oi tenho 23 anos e o meu namorado 28 … queremos nos casar no civil eu sou solteira e ele tambem … so que meus pais me proibem de eu casar com ele … queremos casar escondido … tem alguma lei que impeça que eu me case sm meus pais saberem … sou mair de idade …
  8. angelo disse:
    tirei mesmo minhas duvidas

One Trackback

  1. agosto 4, 2010 : Cantinhodascasadas

Comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado.