Como escolher o Tapete ideal para sua Sala

Já colocamos um artigo sobre plantas de interior, outro sobre como escolher o sofá, e para seguir decorando nossa sala coloco este artigo passando várias regras e o que devemos levar em conta na hora de escolher um tapete.

Como escolher o Tamanho

Tal como acontece com as cortinas, você primeiro deve definir que função terá.Tapete 224x300 Como escolher o Tapete ideal para sua Sala
Se dividirá dois ambientes (por exemplo, separar sala de estar da sala de jantar) deve ser grande o suficiente para caber os móveis.
Se for para uma sala de jantar, as pernas da cadeira não devem sobressair da superfície do tapete quando as pessoas estiverem sentadas.
Os tamanhos mais comuns que encontramos são 180cm x 120cm e de 180cm x 275cm.

• Os tapetes criam espaços. Se colocar dois tapetes de igual tamanho no mesmo ambiente, parecerá que está dividido em dois. Você pode colocar dois tapetes iguais ou combiná-los.

• Os tapetes devem sempre conter todos os móveis, por exemplo, numa sala de TV deverá conter sofá, poltronas e mesa de centro, não podem ficar móveis fora do tapete.

Como escolher o Estilo

Para que o tapete seja o foco do ambiente, escolha um com uma figura no centro (quadrados, círculos) que roube todos os olhares. Se você quiser destacar uma peça de mobiliário, o design do tapete deverá ser neutro.

Você pode combinar as paredes e os estofados com o tapete. Neste caso, note que: Se o estofado e as paredes têm um design muito elaborado, o tapete deverá ser discreto. Se as paredes e estofados são em tons suaves, o tapete deverá ter um design mais colorido, acrescentando um toque chic no espaço.

• Se utilizar dois tapetes no mesmo ambiente, podem ser com as estampas diferentes, mas sempre combinando as cores entre eles.

• Em pisos neutros ou lisos (porcelanato), madeiras com poucas veias se dão muito bem os tapetes de estilo oriental. Em pisos muito trabalhados (cerâmica estampada, etc.) se recomenda utilizar um tapete liso, sem desenhos.

• A cor dos tapetes deverá estar sempre em harmonia com os móveis e a decoração em geral.

Agregando alguns detalhes extras, tente encontrar padrões geométricos se tem uma sala moderna, ou tapete de lã de algodão ou tecido para estilos mais casuais. Os tapetes com estampas de animais são excelentes para uma ambientação mais eclética, e os tapetes persas são os melhores para estilos formais e elegantes.

Como escolher a Cor

• Tapetes em tons escuros diminuem o ambiente, o de tons claros o aumenta.

• Os tons escuros são mais fáceis de limpar, mas não são aconselhados em ambientes pequenos.

• Entre as cores quentes estão: amarelos, laranjas e vermelhos aumentam e dão uma sensação de bem-estar.

• Entre as cores frias o azul, verde e violeta diminuem os ambientes e dão uma sensação de frescura.

• Cores Neutras: Combinam bem com todas as decorações, natural, bege e cinza.

Como escolher os Tipos

Buclê (ou Boucle): De aspecto compacto, pêlo largo enrolado (como um cacho), ideal para ambientes de estilo moderno. É muito confortável.

Alto Trânsito: Se utilizam em escritórios, comércios. De pêlo curto, fáceis de limpar. Ideal se tem bicho de estimação.

Pêlo Cortado: Similar ao de buclê, mas com o cachinho cortado. É muito elegante e confortável.

Patchwork: De couro, ideais para casas rústicas, para colocar debaixo de um sofá ou da mesa de centro.

Fibras naturais: de coco, sisal, lã e seagrass (de algas). Também podem vir com bordas de algodão, chenille, ou outro material. Ideal para salas contemporâneas.

Como escolher o Material

Polipropileno: Fibra mais resistente às manchas, fácil de limpar.

Lã: A lã, um material resistente e altamente usado, é o elemento-chave dos tapetes de pêlo de alta qualidade. Os tapetes de lã têm maior durabilidade que os sintéticos e naturalmente resistem à formação de ácaros, que pode provocar as alergias. A qualidade da lã determina a resistência do tapete a desgaste e danos.

Algodão: Os tapeceiros geralmente usam o algodão juntamente com a lã. Os tapetes de lã com algodão têm um agradável “toque no pé” e geralmente custam menos que os tapetes inteiramente de lã. Porém, o algodão tende a se desgastar mais rapidamente do que a lã.

 • Nylon  ou Antron: É a melhor fibra, é resistente ao trânsito, aos insetos, umidade e quase a qualquer tipo de manchas. Muito fácil de limpar.

Os tapetes são feitos principalmente a partir de fibras naturais. As fibras sintéticas incluem nylon e polipropileno, que são fáceis de manter e menos custosas do que as fibras naturais. Algodão, lã, coco e sisal, são materiais muito populares em tapetes ecológicos. A escolha do material dependerá de onde vai ser colocado o tapete e do seu orçamento.

O tapete da foto é o meu,  a finalidade maior foi separar a sala de estar da de jantar, além de esquentar e deixar mais agrável o ambiente.


40 Comentários: Trackback URL | Comments RSS

  1. Mara disse:
    Muito legal a sua explicação. Agora… me diz o nome da planta que está no cantinho do sofá. E o vaso é de vidro com rodizios?
  2. Aline disse:
    Oi Mara, o nome da planta é pata de elefante e está em um cachepô de vidro com rodinhas de silicone. Tem um post no meu site que fala sobre plantas para a sala e fala dela e de vasos também, dá uma olhada lá: http://cantinhodascasadas.com/sua-casa/cara-nova-a-decoracao-com-plantas-de-interior.
    Bjs, espero vc mais por aqui!
  3. Erica disse:
    Oi, adorei o artigo. Possui dicas valiosas… porém continuo com uma dúvida:
    Minha sala tem paredes cor palha, sofá café com encosto de almofadas mais claras com listras finas num tom meio bronze (as lisras são de um tecido como tafetá). A cortina é uma persiana horizontal blackout na cor bronze metalizada que fica atrás do sofa. Até ai tudo ficou muito harmonioso…. o problema agora é o tapete mesmo. Não queria colocar um claro porque suja muito (o tapete ficaria na passagem entre a cozinha e os quartos), só que tenho medo de colocar um escuro pelos tons da sala. Se colocar um tapete mais escuro e adicionar almofadas claras resolveria o problema?
    Gostaria de algumas dicas de cores pro tapete.
    PS: a rack ainda não compramos, estamos esperando acertar cores primeiro.
  4. Aline disse:
    Olá Erica, tudo bem? Longe de ser expert no assunto, te darei minha opinião. Existem no mercado tapetes com estampados no tom do marrom, acredito que sua saída é colocar um com fundo claro, palha por exemplo, com desenhos em diferentes tons de marrom e alguns puxados para o dourado (vi um desse estilo na Leroy com desenhos geométricos, quadrados, retângulos, etc., muito chic).
    Também pode cogitar a idéia de inverter as cores deixando assim um tapete com fundo escuro mas, particularmente, acho que não ficará legal pois seu sofá já é escuro e o que se busca com o tapete é roubar os olhares e não deixá-lo desapercebido.
    Caso escolha o tapete escuro, pode colocar uma mesinha de centro em tom claro com objetos na cor de suas almofadas para integrar a decoração, veja aqui (http://www.tapetessaocarlos.com.br/).
    Não escolha o tapete de pêlo muito longo pois não agüentam alto trânsito.
    E não tem jeito, o tapete suja mesmo. O meu não está num lugar de muita passagem e mesmo assim não agüenta muito tempo sem lavar. Beijos e espero que goste das dicas.
  5. Aline disse:
    Erica, tive outra idéia!! Você pode colocar sim um tapete escuro, sempre que coloque uma manta clara no seu sofá para dar um quebra nas cores!!

    Beijos

  6. Eliana disse:
    Oiii boa tarde, gostaria de saber q cor de tapede usar, tenho uma sala com um sofa bege, cortina clara com listas largas as lista fica um tom mais escura seria um bege tbm.. Obrigada.
  7. Eliana disse:
    Haa me esqueci de dizer q estou usando um tapete cor de uva mas por o ambiente ser pequeno achei q pesou muito o ambiente. Obrigada!!
  8. Aline disse:
    Oi Eliana, acho que se você colocar um tapete claro também, mais ou menos no tom do sofá, vai ficar legal.. Realmente em ambientes pequenos cores escuras carregam. Em casa combinei o tapete com o sofá e a cortina, ambos tem praticamente as mesmas cores (creme). Deixei a manta e as almofadas do sofá escuras e apenas um Xale da cortina escuro. As portas do rack tbém são escuras, então, combinou tudo, ficou chique e discreto.
    Um tapete café mais puxado para o bege também fica bom.
    Espero ter ajudado. Bjs
  9. Jeane disse:
    Gostaria de saber qual o material e a cor indicada para minha sala de tv.

    Esse espaço é onde a família se reune para assistir televisão e para brincar (tenho uma filha de três anos).

    Temos um sofá co chaise em branco chapiscado de preto e bege e uma estante branca com imbuia.

    Pensamos em colocar um tapete preto ou marron escuro e gostaríamos de um tapete confortável e fácil de manter .

    Outra dúvida: o tom do tapete tem que combinar necessariamte com o cortina?

    Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

  10. irene disse:
    Por favor preciso de sua ajuda meu sofa e vermelho ,minha cortina e creme com fio prata,será que posso colocar um tapete cinza claro mais puxado para o prata?Muito obrigado pela atençao.
  11. daniele disse:
    olá, boa tarde
    adorei as dicas anteriores, mas estou precisando de uma ajuda. As paredes da minha sala são claras e o sofá tabaco, o rack chocolate com preto não sei como combinar a cor do tapete poderia me dar uma ajudinha? ah a cortina e neutra cor crua. muito obrigado fico aguardando.
  12. daniele disse:
    olá, boa tarde
    estou precisando de uma ajuda. As paredes da minha sala são claras e o sofá tabaco, o rack chocolate com preto não sei como combinar a cor do tapete poderia me dar uma ajudinha? ah a cortina e neutra cor crua. muito obrigado fico aguardando.
  13. Criação disse:
    Me ajudou muito.. Materia excelente!
  14. Fernanda disse:
    Oi Aline! As explicacoes estao otimas, porem ainda me restam certas duvidas… no meu caso meu sofa eh cinza escuro com leves listras pretas na vertical, nao sei que cor de tapete usar, nem cortina. O piso eh branco, as paredes no tom bege. Me de dicas do que fazer, como decorar? O ambiente nao eh muito grande. Obrigada!
  15. cleo disse:
    minha sala as paredes sao cafe com leite 2 parede e a outra e grafiado amarelinho marfim e meu sofa e preto meus moveis preto com detalhe branco minha sala e pequena que tipo de tapete coloco nela e eque cor
  16. Fabíola disse:
    Oi boa tarde! Estou com uma dúvida cruel. tenho um sofá com a estrutura em pele preto e almofadas bege, vou fazer a sala com dois ambientes e comprei móveis carvalho. A minha dúvida está na cor do tapete, pois não queria nem bege e nem preto, tinha pensado num tom laranja. Acha que combina. Aguardo resposta. Obrigada
  17. aline campos disse:
    oi boa tarde…..gostei muito da dicas.o artigo é u maximo..mas ainda tenho duvidas….. a parede da minha sala é da cor marrocos (aproxima a cor mostarda) e meu sofa é preto. qual seria a melhor cor de cortinas e tapetes.
  18. gislaine disse:
    meu sofa é preto, meu rack é tabaco com preto, as pardes são palha,que cor deve ser o tapete?
  19. Lilian disse:
    Olá Aline, meu sofá é verde, minha cortina é marfim,as paredes são camurça e meu rack é mogno. Qual a cor de tapete combina mais?
  20. Cris disse:
    Oi, queria dica para cor do meu tapete..
    Minhas paredes da sala de TV são palha, teto branco, porcelanto palha no chão.
    Meu sofa é tecido suéde marrom bem clarinho e tenho uma poltrona palha estamapada com flores pretas, meu lustre tem a armação bronze e as cúpulas são pretas… quero usar um tapete preto, fica bom? Minha sala tem um tamanho de média para grande, agora não sei precisar a medida, me ajudem, estou em dúvida. Obrigada!!
  21. Elsa disse:
    ola, adorei a matéria, mas estou com uma duvida então quero um conselho.
    Bom tenho um sofá cinza e cortina cinza e estante de TV preto, quero saber que tipo ou cor de tapete posso colocar.
    Bj obrigada
  22. Daniela disse:
    Olá…
    Meu sofá é de tom claro, será se devo colocar um tapete claro também?
  23. Sandra disse:
    Bom dia Aline, gostaria de uma opinião, minha sala é de jantar e estar juntas, ambas pequenas gostaria de saber a cor do tapete da sala de jantar, pois a sala de estar, coloquei um tapete mesclado riscado com marron escuro,creme e branco prevalecendo o marron escuro, meu sofá é branco e coloquei um chale/almofadas verde maçã para combinar com as paredes que são nos tons de erva doce com detalhe verde maçã na parede da tv/com painel de madeira tabaco e rack tbém tabaco com gavetas brancas e duas poltronas marron claro (não gostei mto), não coloquei cortinas ainda e a mesa de jantar/aparador são de tom escuro tbém, Se quiser envio uma foto, estou sem saber se fiz certo o da estar e como faço para combinar com a sala de jantar. Muito obrigado e fico ansiosa pelo sua resposta. Bjs.
  24. cheila disse:
    Qual cor de tapete usar com sofá cinza claro e cortina branca com bandô branco com listras e chapiscado de preto?
  25. Ritamara disse:
    Minha sala de tv tem 03 paredes palha, 01 parede vermelha e o tapete é com vários quadrados com cors variadas (vermelho, bege, preto, verde, marrom). Minhas janelas são madeira com verniz. Que cor de sofá devo colocar?
  26. elizabeth disse:
    Olá,
    Meu estofado é de chenille Mostarda e minha rack
    tabaco com branco idem a mesa de centro.Qual seria a melhor cor do tapede?
    Obrigada
  27. Regina disse:
    Gostaria de uma opinião, minha sala é bege e o piso é branco, comprei um sofá cinza chumbo e duas cadeiras florais tom sobre tom de cinza e preto, ta tdo mto neutro gostaria de colocar um tapete com uma cor quente, tenho dúvidas na cor e tbém com relação as almofadas. Aguardo sua opinião.Obrigada!
  28. Ligia disse:
    Olá, gostaria de uma ajuda. Minha sala tem paredes brancas, o sofá é num tom de goiaba claro. O espaço da sala é pequeno e preciso conjugar com sala de jantar. Pensei em colocar o bufet numa parede em frente ao sofá e do lado a mesa de jantar que é tabaco, persiana bege bem clarinho com detalhes sutis em marrom. A dúvida é , como escolher dois tapetes que ficaram tão próximos? Obrigada
  29. maria de fatima disse:
    olá adorei suas dicas, mas eu gostaria saber qual deve ser a cor das cadeiras da mesa de jantar que são cromadas,ja que o meu sofa e verde escuro
  30. Zélia disse:
    meu sofá e creme o piso é cerâmica verde musgo(claro)as costinas de renda palha e as paredes cor de rosa clarinho. Que cor devo colocar o tapete e almofadas?
  31. erika disse:
    Boa noite, adorei as dicas, mas ainda continuo com dúvidas, minha sala é conjugada com sala de jantar, tem porcelanato marrom claro, coloquei sofá sued preto e mesa de jantar com cadeiras cinzas e flores pretas, mas estou em dúvidas nas cores dos tapetes (sala) e mesa de jantar, pensei em colocar na sala um tapete de listras (vermelho, preto, branco e marrom claro) e debaixo da mesa de jantar um tom de cinza. O que vc acha me ajuda?
  32. vera disse:
    OLÁ !!!!!!!Gostaria de uma ajuda se possivel ……….reformei minha casa e minha grande duvida esta na sala,minha sala ´grande tem 6 metros por 4 metros fiz uma parade como efeito concreto onde irei colocar o painel lembrando que estarei usando a parede de 6 metros p/ isso , o sofa ainda não comnprei mas tinha opitado pelo cinza …..a minha grande duvida esta no tapete e na cortina as cores que eu poderia estar usando ali…..e tbm lembrando que a decoração seria tudo em vermelho….se vc puder me ajudar eu desde já lhe agradeço
  33. Eyre Rocha disse:
    Adorei o texto. Mas tenho duvida: meu sofá é preto e o rack da tv é tabaco com branco. Não sei que cor escolher para o tapete e a cortina, que cobrirá a janela que fica atras do sofá. Pode me ajudar?
  34. Katia disse:
    Oi tenho salas conjugadas uma pequena q tem o sofa verde tapete verde e cortina branca com uns tons de verde e a sala maior gostaria de saber se posso colocar um tapete marrom, minha cortina é toda no branco e tbm quero comprar umas cadeiras modernas pensei na cor vermelha mas nao sei se fica bom, me de uma dica, se posso mudar a cor da sala maior ou tbm vou ter q colocar verde…me ajude
  35. vanessa disse:
    Comprei um tapete de 1,5/2,0 porém ficou 4 dedos menor que o sofá para cada lado, sendo que um dos lados é próximo a parede. Você acha que fica muito feio? Acha que é melhor eu trocar por um maior? Me ajude por favor, não quero q fique deselegante.
  36. Rúbia Bernardes disse:
    Boa tarde, minha salas são integradas… estou começando a mobiliar a casa. Comprei um sofá de corinho preto e branco. As almofadas tem o fundo branco com flores pretas. Estou em dúvida que cor coloco o tapete. O rack é preto e branco também.
    Grata,
    Rúbia
  37. Lindinalva Ortiz disse:
    Olá, gostaria de uma dica, quero mudar a a minha sala de estar, tenho um home, mesa de centro, lateral na cor tabaco e o meu sofá é de couro preto, estava usando um tapete cor cru, agora queria uma dica de cor de tapete e almofadas, e que poderia colocar no home de decoração, pq nele só tenho um conjunto de garrafas verdes e varios porta retrato, aguardo uma resposta. Não quero que fique um clima pesado e deselegante, mas sim harmonioso.
  38. Dulci disse:
    Gostaria de dicas de decoração para minha sala: Parede bege, sofá bege listrado (somente bege), piso de porcelanato bege, teto branco com molduras de 10cm. Que cor devo colocar o tapete, cortina e rack?
  39. dilair disse:
    tenho um espaço na sala de 90 diametro e quero um cadeira para decorar este espaço
  40. drica disse:
    ola!! gostaria de saber se posso usar um tapete na cor cinza, pois meu sofa é marrom escuro. E que cor ficaria bom para as cortinas, as paredes sao de tom pessego

2 Trackbacks

  1. julho 2, 2010 : Cantinho das Casadas
  2. julho 21, 2010 : Um toque especial para sala: as almofadas

Comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado.