Inveja entre irmãos

A inveja é um sentimento tão universal como nocivo. Todos, em diferentes graus, sofremos em algum momento de nossas vidas a sensação esmagadora de uma espontânea e incontrolável inveja. Mas o pior desse pecado não é o desejo da bolsa, sapatos ou esmalte da “amiga”, o mais frustrante e perigoso é almejar sua vida.

Segundo especialistas, curiosamente, não temos tendência de invejar a conta bancária da Giselle Bundchen ou a “vidinha” das irmãs Hilton, o que mais ansiamos é o que tem o amigo, o vizinho, o parente. Em definitivo, queremos o que têm as pessoas que vivem numa situação semelhante à nossa.

Isso é o que vem a dizer o prestigioso analista Sullivan Snack Harry em sua definição de inveja:envidia mujer Inveja entre irmãos
 “é uma sensação de desconforto, determinada pela descoberta de que o outro tem algo que nós sentimos que deveríamos ter. Se esse outro é um ser próximo, o sentimento é mais agudo”.

Pesquisas demonstram que 62% dos invejosos assumidos vêm da própria família, especificamente dos irmãos (11% irmãos homens, 51% de irmãs mulheres). Este sentimento aparece com algumas variações de acordo à educação, condição social e auto-estima dos entrevistados.

Suas demandas demonstram suas carências
O discurso do irmão invejoso (maioria do sexo feminino) é repetitivo e compulsivo sobre o que inveja. É coberto com uma falsa preocupação pelo bem-estar da pessoa invejada. Na verdade a invejosa disfarça seu sentimento em um nobre interesse no bem-estar do invejado, buscando com isso obter o seu próprio benefício.
Conseguimos descobrir quais são suas deficiências a partir do que almeja.

Temas de inveja:
• Entre os temas mais comuns que despertam inveja, a primeira é, sem dúvida, o amor. Quando ambos têm uma relação estável, vêm às comparações com a própria situação. Se o invejoso não tem, o sentimento piora.

• Os sucessos pessoais, profissionais ou acadêmicos, são uma importante fonte de inveja. Cada vitória do invejado representa um novo fracasso para o invejoso, pois ela não consegue igualar a façanha.

• As roupas, geralmente são motivo de inveja. Não significa necessariamente que o invejoso gosta do figurino, do simples fato do outro ter vem o incômodo.

• O físico é outra importante causa da inveja, especialmente nestes tempos em que a sociedade exige mulheres perfeitas, eternamente jovens e magras.
 A variação da balança parece ser a faísca que ascende ou acalma a inveja. Esquisito, mas é verdade. A magreza ou gordura parece ser um dos parâmetros mais importantes na hora de invejar ou ser invejado.


7 Comentários: Trackback URL | Comments RSS

  1. Candela disse:
    Nossa, é verdade mesmo! Parece que entre família é ainda pior. É duro, mas acontece…Já passei por isso. Bjs
  2. carla disse:
    A INVEJA É UNIVERSAL TODOS NÓS JA O SENTIMOS…
    A INVEJA É TAO FEIA E VERGONSSOSA Q NINGUÉM ADMITE E NEM ASSUME…
    MINHA IRMAN TEM INVEJA DE MIM, EU JA TIVE E AS VEZES TB TENHO DELA, MAS EU COMO TENHO CONTROLE DOS MEUS SENTIMENTOS, NAO ME DEIXO SER DOMINADA PELA TAL INVEJA… ELA SIM, MUITAS VEZES DEIXA CAIR A MASCARA, O QUE A TORNA FUTIL, E MEDIOCRE DIANTE DE MIM..
  3. alex disse:
    tenho um irmao 15 anos mais velho que eu que teve uma vida dificil,ele me inveja porque tenho uma vida menos dificil que a dele ,tudo que consigo,seja mulher,trabalho facil,dinheiro,ate meu aparelho celular o incomoda por ser melhor que ele, a mulher dele perdeu tres filhos antes de nascer,eles nao tem filhos!nunca conseguiram! Minha namorada tava gravida de um mes quando ele me perguntou se o exame dela deu positivo,confirmei que sim,e pensei:do jeito que ele é ,amanha ela perde o menino. Nao deu outra ,no dia seguinte minha mulher perdeu o menino! Deus me livre! Quero distancia de gente assim!
  4. Sandro disse:
    Minha mulher é um doce de pessoa, mas está acreditando na invejosa da irmã dela! Minha cunhada depende financeiramente de nós, vive em uma casa que construímos para ela e finge tratar bem a irmã. É queridinha pra cá, lindinha pra lá…mas comigo…ela chegou a afirmar que o dia mais feliz da vida dela seria quando eu me separasse da irmã dela! Minha mulher, coitada, fica tentando agradar a irmã para não ser odiada. Isso tem levado ela a um grau de sofrimento muito grande. A inveja é uma coisa muito triste.
  5. Nely Maria de Souza disse:
    Realmente acho que todo mundo tem problema com inveja seja por ser invejado ou seja por ser o que inveja. Ambos sofrem. SE existisse um jeito de ficarmos livre desse sentimento tao medíocre. Eu confesso que as vezes sinto inveja das pessoas e sei que também tem gente que tem inveja de mim. Mas eu tento me corrigir e trocar a inveja por realizaçoes e conquistas pessoais. Ja realizei muitas conquistas agindo assim.
  6. anna disse:
    eu sim, morro de inveja da Giselle Bundchen.Uma mulher rica, independente, bonita.Tb tenho da Xuxa e da Dilma.
  7. lima disse:
    oi,
    voltei a morar com minha mae e meus irmaos depois de sofrer um calote muito grande nas vendas,comecei a reparar esse sentimento em alguns irmaos meus,,isso é realmente horrivel,pois consigo as coisas facil,ate minha mae me ajuda se eu pedir ,mas devido meus irmao terem inveja ela nao me ajuda mais ,isso me da uma raiva pois ela tem ate uma grana legal e ela quando ajuda ajuda de coraçao,mas os outros ficam me observando sempre ,ate arrumei uma briga feia a alguns meses com esses 2 que comentei e consegui ouvir que se minha me desse um apoio eles tambem iriam querer,eu nunca vi isso,sao meio retardado mesmo,se eu subir as coisas melhoram pra todos,mas eles sao tao cegos que veeem isso ,espero em breve poder comprar minha casa e sair daqui,isso é a minha maior luta atualmente,suportar invejosos do meu lado e nao poder sair de perto,pq no nomrla eu sairia de perto na hora,mas auqi nao da ne,moramos juntos,e outra ate coisas pessoais eles usam,e olha que ja briguei fisicamente algumas vezs ja,mas minha mae sempre os defende com medo de eu provocar algo maior pois ja pratiquei lutas .

Comentário

Seu email nunca será publicado ou compartilhado.